Qualidade da água na Lavanderia

Característica da água de Boa Qualidade

 aguahenkel

Água utilizada em lavanderia :

-    Propriedades físicas químicas : A água considerada o solvente universal, tem sido vital ao homem e a natureza desde o começo dos tempos. O ciclo básico através do qual a água evapora, condensa cai como forma de chuva, ao longo da superfície da terra, governa toda vida animal e vegetal. Esta água jamais é pura e suas impurezas são fatores de preocupação no tratamento de água industrial.


TEMOS TRÊS FONTES DE CAPTAÇÃO DE AGUA, A SABER :

1-    Água de chuva ou precipitação : É natural, muito pura e contem:  ácidos carbônico, cloroso, clorídrico, nitroso, nítrico, sulfúrico poeiras e microorganismos etc.
2-    Água de solo ou terrestre : geralmente poluída, oriundas de rios, lagoas, represas etc. Podendo conter : celulose, açúcar, nitratos, nitritos, fosfatos e sólidos em suspensão.
3-    Água subterrânea ou subsolo : Mais pura que a de solo e pode ter :
Um maior grau de dureza,  Ex: Caco3, SI.
Maior quantidade  de sais dissolvidos.
Maior possibilidade de conter íons de ferro.


CARACTERISTICAS DA AGUA PURA :

-    Inodora, incolor e insípida.

-    Ponto de fusão de 0 °C.

-    Calor especifico, 1Kg H2O + 1 °C = 1000 CAL (1 KCAL).

 

FERRO E MANGANÊS :


A água pode se enriquecer com sais de metais pesados de duas maneiras.

1-    Por rochas contendo ferro ou manganês

A água em seu estado natural entra em contato com minérios de ferro e manganês,          tais como: siderita, magnetita, hematita, pirolusita e manganita.

2-    Por corrosão de tubulações e recipiente de ferro

Provocada pela agressividade natural das águas ou pela adição de produtos químicos ácidos como: sulfato de alumínio, cloreto de ferro e excesso de ar na desferrinização. Esse tipo de corrosão pode ocorrer até mesmo à temperatuta ambiente.

Outro tipo de corrosão é causado pelo uso de dois metais nobres simultaneamente numa maquina de lavar. Isto formara um elemento galvânico em curto circuito. O ferro, por exemplo, poderia se tornar um eletrodo em dissolução e assim, exposto a forte corrosão.

A dissolução dos metais ocorre devido à presença de dióxido de carbono (CO2) na água, formando bicarbonatos de ferro ou manganês. Em temperatura ambiente, a água contendo esses compostos, é transparente e incolor. Entretanto, quanda essa água é aquecida, os bicarbonatos se decompõem tornando-a turva e de cor marron-amarelado.


TRATAMENTO POR DESFERRINIZAÇÃO E DESMANGANIZAÇÃO

Esta é feita por  borbulhamento de ar,com o que são precipitados os sais mais facilmente oxidáveis. Através de um filtro remove-se os metais floculados.

Os compostos mais difíceis de oxidar (normalmente o humato de ferro e o sulfato ferroso), são precipitados num segundo filtro, por oxidação catalítica através de oxido de ferro finamente espalhado sobre o saibro.

 

PROBLEMAS FREQÜENTEMENTE ENCONTRADOS NA LAVANDERIA QUANDO UTILIZA-SE ÁGUA DE MÁ QUALIDADE

# ÁGUA DE ABASTECIMENTO COM ALTO TEOR DE FERRO
(ACIMA DE 0,1 MG/LITRO)

·    MANCHAS DE FERRUGEM NA ROUPA

·    MAIOR FIXAÇÃO DE MANCHAS DE GORDURA E GRAXA NO TECIDO

·    DEPOSITO DE ÁGUA OXIDADO – ÁGUA AMARELADA

·    PREJUDICIAL ÀS RESINAS TROCADORAS DE ÍONS

QUANDO NÃO É USADO PRODUTO OXIDANTE NO PROCESSO

·    AMARELAMENTO GERAL DA ROUPA BRANCA

·    MANCHAS AMARELAS OU CASTANHAS NO TECIDO

QUANDO É USADO PRODUTO OXIDANTE NO PROCESSO

·    DANO TOTAL NA ROUPA / ENFRAQUECIMENTO GERAL DAS FIBRAS / OXICELULOSE.

·    MANCHAS CLARAS NO TECIDO / FIBRAS ENFRAQUECIDAS / OXICELULOSE

·    DESGASTE PREMATURO NO TECIDO / OXICELULOSE

Reaproveitamento de água direto na lavadora convencional (modelo LLR) ou
nas lavadoras extratoras (modelo LXR).

Reaproveitamento direto das águas dos enxágües finais (principio dos Túneis de lavagem) antes do uso do amaciante.
Economize até 20 litros por quilo de roupa lavada..

·    Nos processos de lavagem utilizar as águas de enxágüe sem alvejantes , e alcalinidade abaixo de ph11 e antes do amaciamento.
·    Reutilizar sempre as águas usadas de mesma cor de tecido e fibras . 
·    Treinar pessoal para classificar roupas e maquinas e padronizar processos em cada maquina no computador da lavadora.
·    As águas de reutilização direta (sem tratamento) são programadas  para o uso nos enxágües iniciais, e  na pré-lavagem com ressalvas.
·    Filtros são colocados nos tanques para remoção de fiapos.
·    Não se deve reutilizar a água dos processos de higienização de cobertores, compressas, panos de chão, limpeza, copa e cozinha
·    Utilizar detergentes umectantes que propiciem um PH  máximo 11 no banho de lavagem e um alvejante  a base de perborato de sódio aditivado , pois  os residuais de produtos  alcalinos a base de Hidróxido de Sódio (SODA) e alvejantes a base de CLORO, reagem com o a grande quantidade de sangue presente nos enxágues iniciais, e pode provocar manchas que não sairão no processo.