Como remover manchas

Manchas  Oleósas, Gordura ou Graxas

Você pode tentar tirar com um detergente doméstico (de cozinha), mas use um sem cor. Aplique sobre a mancha, esfregue com água, aguarde cerca de 3 minutos e ponha para lavar.
O talco também ajuda. Ele absorve parte da oleosidade. Aplique bastante talco sobre a mancha e deixe por algumas horas. Depois lave bem. Se não tiver talco, tente farinha de trigo ou ainda um papel bem absorvente, pressionando bem com para tirar o excesso.
Existem alguns produtos de pré-lavagem nas prateleiras dos supermercados que podem ajudar bastante. Olhe no verso das embalagens e procure na composição um produto chamado “tensoativo”. Ele é ótimo para tirar esse tipo de mancha. O sabão de lavar roupas também tem este tensoativo, mas em menor concentração.
Em gorduras mais concentradas, você pode molhar uma escova de roupa em uma mistura de água e amoníaco e passar sobre a mancha. Repita a operação, desta vez embebendo a escova em água e vinagre.
Eu li em algum lugar que a margarina vegetal pode ajudar a tirar as manchas de graxa, mas sinceramente não sei como. Se alguém tentar e der certo, por favor, me avise. A margarina tem uma certa oleosidade, mas não vai estragar a sua roupa.
Você também pode usar benzina, mas tome muito cuidado, pois ela também pode manchar. Seque com um secador de cabelo a medida que for passando benzina e tome cuidado para não passar benzina demais.

Chiclete
 
Essa é fácil. Primeiro tente tirar o excesso com o lado sem corte de uma faca. Depois passe gelo sobre o chiclete. Ele deve endurecer e sair com facilidade. Você também pode fazer isso se grudar chiclete no seu cabelo.
Outra opção é colocar a roupa no congelador (dentro de um saco plástico) e esperar o chiclete endurecer

Batom

Primeiro passe um tecido ou uma toalha absorvente para tirar o excesso. Cuidado para não espalhar ainda mais. Lave com detergente transparente ou branco (aquele de cozinha mesmo) esfregando delicadamente.
Se não sair, tente deixar de molho com leite morno.
Se ainda não saiu passe misture removedor com um pouco de detergente neutro, esfregue a mistura na mancha suavemente e coloque para lavar.
Esfregar com álcool sobre o tecido pode resolver o problema. Deixe um outro tecido atrás para que a mancha seja transferida para ele.
Se ainda não deu resultado tente esfregar um pouco de benzina, mas nesta fase você já está correndo o risco da benzina produzir uma outra mancha no lugar do batom. Lembre de secar com secador de cabelo enquanto você passa e não passar benzina demais.
Se ainda não saiu jogue a roupa fora (talvez seja mais difícil inventar uma desculpa para explicar o fato).

Café

Este é um problema sério. Além de o café ser meio que um corante natural, normalmente ele está quente, o que ajuda a fixar a mancha. Aja rápido e lave com água bem quente (se possível fervendo) e sabão até sair. Se não deu para lavar na hora, tente remover com um tecido molhado em glicerina (fazer o procedimento por meia hora) e depois lavar com água quente e sabão.

Cerveja

Passe algodão com álcool sobre a mancha e lave com água morna e sabão. Se não sair, tente aplicar água oxigenada sobre a mancha, aguarde alguns minutos e lave com água quente.

Esmalte de Unhas

Use a acetona ou o removedor de esmaltes e em seguida lave com água e sabão. Sempre coloque um outro tecido atrás para que a mancha possa ser transferida. Atenção; Não use a acetona sobre um tecido de acetato. Ela vai destruí-lo.

Chocolate

Tire o excesso na hora com um tecido ou com um papel bem absorvente, com cuidado para não espalhar mais a mancha. Lave imediatamente com água e sabão.
Se a mancha for antiga, deixe de molho em leite quente por umas duas horas e depois lave. Se não sair use álcool e esfregue delicadamente. Outra opção é aplicar glicerina sobra a mancha e lavar com água morna.
É muito mais difícil tirar uma mancha de fundue de chocolate se não agir na hora lavando com água e sabão. A mancha fixa muito mais com o chocolate ainda quente.

Suco de Frutas ou Manchas de Frutas

Procure lavar na hora com água e sabão para evitar que a mancha fixe à roupa.
Se não puder lavar na hora, deixar de molho em água oxigenada, água e sabão e depois lavar com água quente e sabão é quase sempre suficiente, mas algumas manchas de frutas são mais difíceis de tirar.
Se a mancha não sair, deixe de molho em leite morno por cerca de uma hora e depois lave com água e sabão.
Algumas manchas mais profundas podem ainda resistir. Neste caso lave com vinagre branco e álcool.
As Manchas de banana podem ser retiradas também esfregando um pouco de querosene no local. Cuidado para não esfregar demais ou pode desbotar o tecido.

Molho de Tomate

Se possível tente lavar na hora com água e detergente de cozinha sem cor. Você também pode tentar lavar com água, sabão e alguns daqueles produtos com “tensoativo” encontrados nas prateleiras dos supermercados (nós já falamos deles para tirar manchas oleosas e de gordura). Aplicar uma camada de talco no local ajuda a absorver o excesso. Você pode também utilizar amido em pó, deixando até secar bem e esfregando em seguida com escova.

Ferro de Passar
 
Aqui temos um problema. Se você usou o ferro muito quente sobre um tecido sintético, pode ser que ele tenha fundido superficialmente (derretido como um plástico). Pode ser que não tenha solução. Experimente esfregar em diversas direções com uma escova de roupas de pontas duras até levantar novamente os “pelos” achatados e sumir com a diferença de tonalidade.
Se for uma fibra natural, use o vapor do próprio ferro e esfregue delicadamente com uma escova de pontas suaves sobre a marca e lave com água e sabão.

Lama / Barro
É melhor removê-las depois de seco, com uma escova áspera. Se não sair, diversas lavagens seguidas vão progressivamente eliminando a sujeira. Se for deixar de molho, lembre de trocar a água várias vezes ou ela ficará lamacenta e sujará toda a roupa. Aplicar vinagre branco na água pode ajudar.

Mofo
Siga este receita: primeiro deixe de molho em água bem quente por cerca de 30 minutos. Em seguida lave em água fervente com bicarbonato de sódio. Duas colheres de bicarbonato para cada litro d’água são suficientes. Depois enxágüe em água corrente e em seguida com água e amoníaco. Utilize uma colher de sopa de amoníaco para cada 2 litros de água. Seque ao sol. Outra opção é tentar aplicar água oxigenada sobre a mancha e deixar secar ao sol.

Sangue
A mancha de sangue as vezes é bem difícil de tirar. Deixe o tecido de molho e depois lave com água fria. Usar um alvejante a base de água oxigenada também funciona bem. Outra opção é aplicar água oxigenada sobre a mancha, deixar por cerca de 15 minutos e depois lavar com água, alvejante sem cloro (água oxigenada de novo) e sabão.

Tinta de Caneta

Depende do tipo de caneta. Comece esfregando com álcool, tomando muito cuidado para não desbotar o tecido e nem espalhar mais a mancha. Sempre deixe um outro tecido atrás para que a tinta da caneta seja transferida para ele. Para tinta esferográfica você pode ainda tentar deixar algumas horas em uma vasilha com leite azedo e depois lavar bem.
Outra opção é aplicar laquê (de cabelo) sobre a mancha, deixe secar bem e lave com água e sabão. Se não sair, tente aplicar aguarrás ou removedor, deixe por alguns minutos e lave em seguida.

Desodorante e Suor

É sempre muito difícil dizer como tirar manchas de desodorante. O problema é que o desodorante reage com o suor. Existem diversos tipos de desodorantes e mais do que um tipo de suor. Algumas opções podem dar resultado, dependendo do tipo de desodorante, do tipo de suor, da mancha existente e do tipo de roupa. Você pode começar usando um tensoativo (veja o parágrafo sobre manchas oleosas) aplicando sobre a mancha por 5 minutos e depois lavar.
Apesar de eu não recomendar usar sempre, alguns daqueles produtos de pré-lavagem dos supermercados resolvem bem neste caso. . O detergente (de cozinha) sem cor pode ajudar, mas dificilmente tira a mancha sozinho.
Outra solução possível é aplicar água oxigenada diretamente sobre a mancha, deixar cerca de 20 minutos e depois lavar com água quente, mas esta opção pode clarear a peça na região em que foi aplicada, então é melhor utilizá-la em roupas brancas ou claras.
Se não funcionar, você também pode tentar aplicar água com bicarbonato de sódio sobre a mancha, deixar de molho e depois lavar com água e sabão.
Se ainda não deu certo, tente aplicar suco de limão e depois lavar bem com água e sabão. Se ainda não saiu, há a opção de usar vinagre branco sobre o local e depois lavar bem.

Tinta de Parede
Normalmente sai com querosene, gasolina ou benzina, mas lembre-se dos cuidados para aplicar a benzina sem manchar ainda mais. Deixar de molho em aguarrás também funciona.

Vinho

Esta é uma mancha difícil de tirar. Aja rápido, lave na hora com água (se possível morna) e sabão. Alguns restaurantes têm sempre um pouco de talco para jogar nesta hora, mas farinha de mandioca ou polvilho também podem ajudar a absorver o liquido derramado.
Se não tiver como fazer algo na hora, ao chegar em casa esprema suco de limão e lave com água quente. Outra saída é esfregar vinho branco na mancha de vinho tinto e depois lavar com água e sabão. Se for uma roupa branca ainda há a possibilidade de lavar com alvejante sem cloro (jogue sobre a mancha) e depois deixe lave com água, sabão e alvejante à fervura por 30 minutos.

VELA
A parafina da vela derrete com facilidade. Retire o excesso esfregando com o lado sem corte da faca e depois coloque a mancha entre dois tecidos e passe com ferro quente.

FERRUGEM
Existe um produto chamado Semorim que pode ser encontrado nos supermercados que resolve o problema. O produto químico responsável pela solução é o ácido oxálico. Se você encontrá-lo em outros produtos concorrentes com este ácido também poderá usar.
A solução doméstica é aplicar suco de limão verde e água morna sobre a mancha. Também resolve. Coloque a roupa para secar em um local que tenha sol.

BLUSH
Tente tirar com álcool. Se não sair, passar éter embebido em algodão pode ajudar. Lembre de deixar um tecido atrás para transferir a mancha.

MANCHAS DE PUNHO E GOLAS
Umedeça a gola e os punhos e esfregue com sabão de coco em pedra. Esfregue bem, mas sem danificar a peça. Deixe de molho por cerca de duas horas. Lave em seguida com água e sabão de coco líquido ou em pó.

MEL
Passe na mancha uma solução de bicarbonato de sódio diluído em água quente. Depois lave normalmente.

ROUPAS BRANCAS AMARELADAS PELO TEMPO
Não use alvejante a base de cloro, nunca. Se você já usa normalmente, pare de usar. É bem provável que ele seja o problema. Ele branqueia no primeiro momento, mas vai deixando as roupas mais e mais amareladas com o tempo e o tecido fica mais fraco. Neste caso não tem mais como tirar.
Com o tempo as roupas tendem a amarelar e é preciso voltar a alvejá-las. Procure nos supermercados os alvejantes sem cloro. Eles são a base de água oxigenada (peróxido de hidrogênio). Olhe no verso da embalagem (na composição do produto) se está escrito: “peróxido de hidrogênio”, este é o nome químico da água oxigenada. Ele também alveja (branqueia) e não estraga as fibras como os alvejantes com cloro. Você também pode aplicá-lo sobre a maioria das manchas para ajudar a retirá-las. Não use nenhum tipo de alvejante em roupas coloridas, mesmo que na embalagem diga que você pode fazê-lo.
Para reduzir o problema de amarelamento das roupas lave com alvejante sem cloro (com peróxido de hidrogênio, mais conhecido por água oxigenada) em água bem quente. Depois deixe secar ao sol. Repita a operação algumas vezes até clarear bem.

RESPINGOS DE ALVEJANTE
Algumas manchas não saem mesmo, como aquelas que aparecem quando respingamos alvejantes clorados, ou seja, que tenham na composição (olhe no verso da embalagem) um produto químico chamado “hipoclorito de sódio” (como na Cândida, Água Sanitária ou outras marcas). Neste caso, só tingindo de novo em uma cor bem escura.

MANCHA DE OUTRA COR (Peças de cores diferentes misturadas na máquina)
Neste caso o que ocorreu é que o corante de uma peça tingiu a outra. Aja rápido. Não deixe secar e lave a quente a peça manchada com alvejante a base de peróxido de hidrogênio (mais conhecido por água oxigenada) até a mancha sair. O problema é que a cor original da peça pode sair um pouco também.

ULTIMAS DICAS
Nunca lave artigos como ternos ou vestidos de seda em água. Neste caso envie a uma lavanderia especializada para lavar a seco. Eles usam alguns solventes que são muito bons para retirar manchas oleosas.
Eu não consegui até hoje tirar as manchas de algumas colas, como a Superbonder. Ela cola bem, mas se respingar na roupa, já era.
Não esqueça que você pode encontrar a água oxigenada nas prateleiras dos supermercados em alvejantes não clorados. Procure na composição no verso da embalagem se está escrito “peróxido de hidrogênio” que é o nome químico da água oxigenada.

Manchas de Sol em Tênis
O sol pode provocar um clareamento do tênis em função de atacar o corante usado para dar a cor ao tecido ou até mesmo o próprio tecido. O resultado pode ser um tom amarelo, dependendo de qual cor era anteriormente. Se for isso que aconteceu, não tem o que fazer, só tingindo de novo ou estampando. Se a mancha não for de sol pode ser que ainda dê para recuperar, tente esfregar o tênis com água e sabão. Se o tênis for branco, você pode alvejar com alvejante sem cloro (peróxido de hidrogênio).

Manchas de leite materno em roupa
Jogue um pouco de detergente de cozinha sem cor sobre a mancha, esfregue delicadamente e deixe de molho em água morna e sabão por duas horas. Depois lave normalmente que sai. Outra opção é lavar com alvejante sem cloro e sabão. Se ainda assim não sair, compre um produto chamado Resolv no supermercado, jogue sobre a mancha, aguarde 5 minutos e lave normalmente. Vai sair.

Manchas em sapatos
Meu conhecimento não se estende aos couros e sapatos. Entretanto, achei estas dicas na internet. Não sei se funcionam, nunca testei e não fui eu que fiz, mas se puder ajudá-los.
“COMO TIRAR MANCHAS EM SAPATOS” – autor desconhecido.
Sapatos de camurça I: Esfregue miolo de pão sobre a mancha.
Sapatos de camurça II: Se os sapatos estão brilhantes devido ao uso, coloque-os no vapor de uma panela com água fervente, durante alguns minutos.
Sapatos claros: Para tirar manchas de sapatos claros, esfregue rodelas de batata crua em todo o sapato, para que ele fique com a mesma tonalidade.
Sapatos de couro: Para tirar manchas de gordura em sapatos de couro, aplique sobre as manchas um adesivo para conserto de pneus de bicicleta. Deixe ficar a noite toda e, no dia seguinte, retire e use graxa de sapato para dar acabamento e brilho. Para impermeabilizá-los, utilize clara em neve que forma uma película protetora.
Sapatos molhados: Quando secarem um pouco, esfregue com vaselina, deixe que sequem por completo e lustre-os com uma flanela ou escova de sapatos. Para impermeabilizá-los. Passe cera ou lustra móveis.

Mancha em tecido de seda
Recomenda-se normalmente que seja lavada a seco, pois mesmo o sabão ou a água podem provocar algumas manchas (lembre que a água que recebemos muitas vezes não tem boa qualidade e vem clorada).
Qualquer coisa que se faça a úmido pode encolher ou manchar.
Se alvejar, NÃO USE ALVEJANTE COM CLORO, vai DESTRUIR a seda. Use alvejante sem cloro (peróxido de hidrogênio), como o encontrado em produtos como o Brilhante Utile, o Vanish, ou mesmo em marcas de alguns supermercados (tanto faz, compre o mais barato). É a nossa água oxigenada, mas não compre nas farmácias. Deixe de molho por 20 a 30 minutos em água morna, alvejante e sabão. Lave a mão delicadamente e enxágüe. Não esfregue demais, não torça e não centrifugue. Esprema a peça para retirar o excesso de água, seque na horizontal, se possível no sol, sobre uma toalha.

Mancha de tinta escura de outras roupas em tecido de algodão com elastano
Os tons escuros são muito intensos e temos que usar uma grande concentração de corantes para alcançá-los. Para tirar o corante que veio de outra peça, será necessário alvejar. O problema é que tem uma grande probabilidade do corante da própria peça ser afetado. Ele pode ficar menos intenso ou até mudar de cor (ficar mais avermelhado, por exemplo). Tente primeiro lavar algumas vezes seguidas para ver se o corante da outra peça sai. Se não sair, alveje com alvejantes sem cloro (Vanish, por exemplo) e boa sorte.

Mancha de Vinho
Esta é uma mancha difícil de tirar. O melhor é lavar na hora com água (se possível morna) e sabão. Alguns restaurantes têm sempre um pouco de talco para jogar nesta hora, mas farinha de mandioca ou polvilho também pode ajudar a absorver o liquido derramado.
Se não fizer algo na hora, esprema suco de limão e lave com água quente. Outra saída é esfregar vinho branco na mancha de vinho tinto e depois lavar com água e sabão. Se for uma roupa branca ainda há a possibilidade de lavar com alvejante sem cloro (jogue sobre a mancha) e depois deixe lavar com água quente, sabão e alvejante por 30 minutos.

Mancha de tinta de etiqueta
Creio que não vai ser muito difícil sair. Normalmente o corante da etiqueta não tem a mesma fixação (solidez) do que o corante cinza da peça. Alveje com alvejante sem cloro (Vanish, Brilhante Utile ou qualquer outra marca com Peróxido de Hidrogênio) a quente, deixe 30 minutos de molho (a quente) e lave normalmente. Tenho que avisar que é possível que a peça fique um pouco mais clara, mas é a única solução.

Mancha de Liquid Paper (corretivo) em Jeans
Não é difícil tirar, mas pode dar trabalho. Deixe de molho em balde com água fria e sabão diluído por 30 minutos. Esfregue delicadamente e depois jogue água fervendo sobre a mancha. Lave com água quente e sabão. Deixe por mais 30 minutos de molho em água quente e sabão, lave e enxágüe pelo menos duas vezes. Se não sair, tente esfregar com álcool e lavar em seguida. Faça tudo com delicadeza, não esfregue demais ou pode aparecer uma mancha mais clara no local.

Mancha de Água Sanitária
O hipoclorito de sódio, presente na água sanitária, ataca as fibras deixando a peça amarelada e enfraquecida. Quanto mais você usa pior fica. A sua única alternativa é alvejar com peróxido de hidrogênio (água oxigenada). Você vai encontrar algumas marcas deste alvejante chamado de alvejantes “sem cloro” (como o Brilhante Utile e o Vanish) nos supermercados. Olhe na composição para ver se está correto. Alveje com água quente e depois deixe secar ao sol. Não economize alvejante.

Mancha de Cera Depiladora
Coloque um papel bem absorvente sobre a mancha e uma toalha por cima dele. Passe com ferro bem quente. A mancha deve sair para o papel.

Mancha de Molho de Carne
Se ficar seca vai ser mais difícil tirar. Deixe de molho em balde com água fria, sabão em pó diluído e alvejante sem cloro por duas horas. Depois lave com água fria e meio copo de sal. Não use água quente.

Mancha de “Guarda Roupa” em ternos de microfibra
Se não saiu a seco vai ser bem difícil tirar. A microfibra (que por ser em terno suponho ser de poliéster) é bem resistente a microorganismos, mas pode ter afetado o corante. O problema é que um terno tem entretelas colantes que descolam se você lavar com água, o que limita as nossas alternativas.
Tente passar água quente sobre a mancha, mas não molhe demais a peça. Coloque um pouco de bicarbonato de sódio. Você também pode tentar esfregar com água e um pouco de amoníaco. Utilize uma colher de sopa de amoníaco para cada litro de água. Seque ao sol. Outra opção é tentar aplicar água oxigenada sobre a mancha e deixar secar ao sol. Desculpe, mas a mancha pode piorar, ok!

Por Robson Ferreira

( Robson Ferreira é Engenheiro Têxtil formado pela FEI/ SP, com Mestrado em Confection-Habilliment pela Université de Haute Alsace (UHA) na França e DEA (Diplome D’Études Avancés) também pela UHA, MBA pela Fundação Don Cabral e Diretor Presidente da Drezett e Associados Consultoria. )

 

Manchas e Remoções

Algumas manchas e formas de remoção gentilmente cedida por Jose Jasinski.