A Arte de Persuasão

A Arte de Persuasão

Seja conduzindo uma entrevista individual, motivando uma equipe ou fazendo um discurso, o seu sucesso como líder será definido pela sua habilidade em persuadir com clareza e paixão. De fato, pode-se dizer que liderança é sinônimo de uma comunicação eficaz. De acordo com Harvey Mackay, autor do livro Como Nadar entre os Tubarões sem ser comido vivo, “a habilidade nº 1 mais em falta no mundo dos negócios hoje é falar em público – a capacidade de apresentar-se”. Se você quiser se destacar da multidão e ter seguidores, você precisa polir suas habilidades de comunicação e persuasão.

Ao longo da história, a maioria dos nossos líderes são admirados e lembrados principalmente por sua capacidade de infundir coragem e inspirar confiança. Basta pensar quão diferente este mundo poderia ser sem a garantia de acalmar os “aliados” de Roosevelt ou a eloqüência desafiadora de Churchill em busca do fim da 2ª Guerra Mundial. Presidente Kennedy comentou certa vez que Winston Churchill tinha a capacidade de levar o idioma Inglês para a guerra. Churchill compreendeu claramente o poder das palavras e disse que ele tinha o idioma Inglês no fundo de seus ossos. Ele costumava passar horas em momentos de reescrita e ensaiando seus discursos e, como resultado, Churchill galvanizou uma nação com suas palavras.

Quando nos comunicamos efetivamente conseguimos
A receita e promoção de seus negócios estão diretamente ligados à sua capacidade de comunicar e convencer. Quanto melhor for o cliente que você atrair, mais será necessário falar. Se você quiser chamar a atenção e obter consenso, pinte um cenário com palavras. Em seu livro, Knockout Presentations , a especialista em comunicações Diane DiResta sugere o uso da linguagem viva, "Metáforas transportam o ouvinte para uma dimensão diferente. Elas agarram-se a mente e estimulam a imaginação. O cérebro pensa em imagens, não em palavras". Analogias, metáforas, histórias e anedotas trabalham todos juntos para ajudar você a criar palavras vívidas para manter seus ouvintes emocionalmente envolvidos.

Estratégias de Comunicação
Os psicólogos nos dizem que nascemos em um dos quatro estilos de temperamento primário; agressiva/dominância, expressiva/influência, passiva/estabilidade ou analítica/conformidade (DISC). Cada um desses quatro estilos requer uma abordagem diferente em estratégias de comunicação. Por exemplo, as palavras que soariam bem a uma pessoa com o estilo agressivo/dominante podem alienar e realmente destruir o relacionamento com alguém de estilo passivo/estável e vice-versa. Se um líder quer influenciar os colegas e clientes, ele ou ela deve ser capaz de reconhecer rapidamente e com precisão cada um desses estilos distintos de comportamento e adaptar-se com a necessidade. Durante a sua próxima apresentação, faça um esforço para identificar com que estilo de temperamento está apresentando e veja como é possível usar muitas destas palavras emocionalmente carregadas.

O dominante/agressivo é um estilo que tem como objetivo final trabalhar orientado para os resultados ( D ). Eles perguntam "o que". Como profissionais têm como valores o medo (amedrontar) e a perda de controle(descontrolar-se). Ao apresentar-se para um comprador com este estilo, use estas palavras:

Controle, Flexibilidade, Trabalho, Objetivo final, Poder, Desafio, Velocidade, Otimização do Dinheiro, Resultados, Metas, Opções, Nas Mãos, Rapidamente, Liberdade, Imediatamente.

Os influentes/expressivos são falantes com emoção e são orientados para as pessoas ( I ). Eles perguntam "quem". Valorizam o reconhecimento como falantes e têm medo da perda de prestígio. Ao apresentar a este estilo de comprador use estas palavras:

Diversão, Divertido, Criativo, Amigável, Simples, Incrível, Exclusivo, Prestígio, Melhor, Novo, Lançamento, Espontâneo, Emocionante, Dinheiro, Agradável e Aventura.

O estável/passivo, tem estilo harmonioso, observador e orientado a serviços ( S ). Eles perguntam “como”. Dão valor a vigilância e observação, além de terem medo de conflitos. Ao apresentar-se a este estilo de comprador use estas palavras:

Apoio, Serviço, Família, Harmonia, Respeito, Confiável, Cooperação, Útil, Fácil, Sincero, Amor, Bondade, Interesse, Atencioso, Gentil, Relacionamento.

O conformado/analítico, tem estilo cauteloso como um pensador e é orientado para a qualidade ( C ). Eles perguntam “por que”. Pensadores dão valor à precisão e têm medo de serem vistos como incompetentes. Ao apresentar-se a este estilo de comprador use estas palavras:

Seguro, Ciência, Valor, Comprovada, Aprender, Garantido, Salvar, Barganha, Econômico, de Qualidade, Lógico, de Confiança, Exata, de Segurança, Perfeito, Preciso e Eficiente.

Palavras e frases com Poderes Mágicos
Ao longo do tempo, pesquisadores de marketing têm consistentemente encontrado certas "palavras mágicas" usadas em frases e combinações que foram tão convincentes que as apresentações de vendas seguem tão previsíveis como a primavera vem após o inverno. Aqui estão algumas frases que poderão criar interesse, gerar entusiasmo e motivar as pessoas a agir!

Sucesso garantido, Viva seus sonhos, Acesso rápido e fácil, Desbloqueie seu potencial, Não aceite substituto, Testado há tempos, Vá com um vencedor...

Embora possa ser verdade que alguns nascem com uma língua de ouro, a maioria das pessoas, como Churchill, tem que trabalhar no desenvolvimento de suas habilidades de comunicação. Uma boa maneira de melhorar o seu falar em público é a contratação de serviços de um especialista em comunicação e participar de treinamentos. Desenvolver a capacidade de falar com poder de influenciar com paixão leva tempo e esforço para dominar, mas pode lhe trazer muitos dividendos.